No início de julho, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados deu um passo importante ao aprovar diversas propostas que visam reconhecer festas, ritmos e celebrações religiosas como expressões da cultura nacional. Essas iniciativas têm como objetivo valorizar a identidade regional e assegurar a preservação das tradições que enriquecem a diversidade cultural do Brasil.
Dentre as propostas aprovadas, destacam-se:
- Festejos Farroupilha de Santana do Livramento (RS): O Projeto de Lei 1140/24 reconhece essa celebração, que acontece em setembro no município gaúcho. O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) ressalta que o evento homenageia os líderes da Revolução Farroupilha e atrai turistas de várias partes do Brasil e do Uruguai, reforçando a imagem do gaúcho como símbolo de independência.
- Axé Music: O Projeto de Lei 318/25 oficializa esse gênero musical como parte da cultura nacional. A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) argumenta que o axé é um símbolo de identidade e resistência da cultura baiana, promovendo a união da nação de forma vibrante.
- Bonecos gigantes de Olinda (PE): O Projeto de Lei 3972/23 declara essas figuras do carnaval pernambucano como patrimônio nacional. O deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE) destaca que essas obras de arte móveis são fundamentais para a cadeia produtiva de artesãos e artistas locais.
- Ciranda: Também de autoria de Medeiros, o Projeto de Lei 3974/23 reconhece essa dança como uma manifestação cultural. O texto menciona o legado de Lia de Itamaracá, um ícone dessa tradição, e enfatiza que o reconhecimento é um tributo à rica herança que molda a identidade do Nordeste.
- Carnaval de Congo de Máscaras e João Bananeira: O Projeto de Lei 4984/24 reconhece essa tradição de Cariacica (ES). O deputado Helder Salomão (PT-ES) justifica que a medida visa dar visibilidade à principal manifestação cultural do município e preservar uma tradição centenária única no Brasil.
- Romaria dos Homens: O Projeto de Lei 4985/24 oficializa a procissão noturna do Espírito Santo como parte da cultura nacional. Salomão menciona que essa caminhada em homenagem a Nossa Senhora da Penha é marcada pela religiosidade popular e atrai milhares de fiéis todos os anos.
As propostas agora seguem para análise do Senado Federal, a menos que haja um recurso para que sejam votadas no Plenário da Câmara. Para que se tornem lei, os textos precisam ser aprovados tanto pela Câmara quanto pelo Senado.
As notícias publicadas por esse autor são de fontes próprias e externas, e não representam o posicionamento do veículo.