Ajuda
Home Notícias Destaques Anvisa amplia rede para atendimento de viajantes
Anvisa amplia rede para atendimento de viajantes Imprimir E-mail
Notícias - Destaques
Ter, 19 de Abril de 2011 00:00
Brasileiros que vão viajar para o exterior terão mais acesso ao Certificado Internacional de vacinação e Profilaxia (CIVP), documento de saúde obrigatório para ingresso em alguns países.  É que o certificado poderá ser emitido por unidades do Sistema Único de Saúde, como postos de saúde e hospitais.
Atualmente, o CIVP só é emitido nos Centros de Orientação de Viajantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em portos, aeroportos e fronteiras.  “Como o número de viajantes internacionais tem crescido ao longo dos anos, essa ação irá ampliar o acesso da população no que diz respeito à documentação internacional de saúde”, explica o diretor da Agência, Agenor Álvares.

Credenciamento

Para que uma unidade de saúde possa emitir o CIVP, é preciso que o gestor local solicite credenciamento do Centro de Orientação de Viajante junto à Coordenação da Anvisa  no estado .  Basta encaminhar o Termo de confidencialidade de informação, cadastrar a unidade na categoria de Centro de Orientação de Viajante e associar o perfil da unidade ao Sistema de Informação de Portos Aeroportos e Fronteiras (Sispafra) da Anvisa, no módulo viajante.

Depois do credenciamento, os profissionais de saúde das unidades terão acesso aos dados dos viajantes e poderão verificar as orientações emitidas pelos órgãos de saúde internacionais para os diferentes países. “Com isso, os cuidados com a saúde poderão fazer parte do planejamento da viagem e a população poderá ter acesso a medidas preventivas e exigências sanitárias dos países de destino”, afirma Álvares.

O Município de Rio do Sul , em Santa Cataria, foi o primeiro a credenciar uma unidade básica de saúde para emissão do CIVP. A Policlínica de Referência Regional de Rio do Sul, onde está instalado o Centro, atende aproximadamente 300 mil pessoas do Alto Vale do Itajaí e contará com uma enfermeira e três auxiliares de enfermagem capacitados em sala de vacinas.

Outro serviço da rede pública que atende viajantes e já foi credenciado é o Hospital das Clínicas de São Paulo.  Além de contar com um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, o hospital possui capacidade para atendimento de média e alta complexidade.

O Hospital das Clínicas também presta atendimento médico especializado para pessoas em condições especiais, como imunodeprimidos, ou com situações de elevado risco na viagem, como deslocamento para áreas isoladas com ocorrência de malária resistente a profilaxia.

Com essa ampliação do serviço de emissão do CVIP para unidades do Sistema Único de Saúde, os Centos de Orientação de Viajante da Anvisa só realizarão a emissão do documento fora do horário comercial em casos excepcionais. Para saber onde conseguir o Certificado Internacional de vacinação e Profilaxia, basta o viajante acessar o endereço: www.anvisa.gov.br/viajante. 

CVIP

Atualmente, a única vacina exigida para viagens internacionais é contra a febre amarela. O documento que comprova a vacinação é o Certificado Internacional de vacinação e Profilaxia.

O CIVP é emitido nos centros de orientação ao viajante da Anvisa que funcionam nos portos, aeroportos e fronteiras e em unidades dos Sistema Único de Saúde credenciadas. “Para isso, é necessário que o viajante vacine-se no mínimo dez dias antes da data da viagem e observe se o seu cartão de vacina está completamente preenchido e sem rasuras”, orienta o diretor da Anvisa. A vacina tem validade de dez anos, devendo ser novamente administrada até o final desse período.

Documentação CIVP

 Para a emissão do Certificado Internacional de vacinação e Profilaxia, é necessário:

- documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento para menores de idade. 
- cartão de vacina com nome, fabricante e lote completo da vacina, data da vacinação, assinatura e nome do vacinador e identificação da unidade de vacinação.
- presença do interessado para assinatura do CIVP no local.
 
 
Fonte: http://www.anvisa.gov.br
Somente usuários registrados podem escrever comentários!

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."

 

Leia as notícias no seu leitor de RSS

<<  Março 2013  >>
 Seg  Ter  Qua  Qui  Sex  Sab  Dom 
    
Esus
Inovar e Simplificar a Gestão do SUS.
www.rgesus.com.br

SIVAC

Controle suas campanhas de vacinação online.
www.sivac.com.br
 
SaberSUS
Reconhecendo as mudanças no SUS.
www.sabersus.com.br
brasilsus